terça-feira, 26 de novembro de 2019

TOP 10 ÁLBUNS DE ROCK E HEAVY METAL QUE DEVERIAM RECEBER MAIOR ATENÇÃO


Lista criada por pura e simples diversão, sem nenhum propósito de ser definitiva, rigorosa ou sequer coerente. Que seja útil para quem se identificar com os álbuns selecionados ou pelo menos gostar de música pesada. Todos os álbuns listados foram de alguma forma importantes para mim em algum momento da minha vida, e até hoje escuto todos eles com grande frequência.

A maioria das escolhas é composta por álbuns de bandas pouco conhecidas, mas algumas delas são trabalhos menos famosos de bandas prestigiadas ou então cds que, apesar de serem considerados clássicos, são venerados por um público muito seleto, mas ignorados pelas pessoas em geral.

10) Candlemass  Epicus Doomicus Metallicus
Clássico absoluto para os fãs de doom metal, "Epicus Doomicus Metallicus" deveria ser tão apreciado pelos ouvintes de metal em geral quanto alguns dos melhores trabalhos do Black Sabbath. O nome do cd, sozinho, já deveria garantir para ele um lugar de honra no coração dos amantes da música sombria.

09) Mystical Vision  Alchemy of Chaos
Thrash metal brasileiro pesadão e de excelente qualidade! 

08) Fueled by Fire  Spread the Fire
Um dos melhores álbuns da nova leva de Thrash Metal Old School!

07) Melvins  Houdini
Perfeito do começo ao fim, esse é, muito provavelmente, o trabalho mais robusto do Melvins. Algumas pessoas classificam a banda como Sludge Metal e outros como Grunge ou até Metal Alternativo e Rock Experimental. Eu classifico apenas como "pancada na orelha". "Houdini" é um cd para se ouvir no modo repeat até estourarem as caixas de som!

06) Red Mess  Into the Mess
Stoner Metal nacional, direto de Londrina-PR, com qualidade suficiente para bater qualquer banda do exterior. (Foto minha com a banda no final da lista! \m/_).

05) Demon  Night of the Demon
Um excelente exemplar do NWOBHM. Climão delicioso de filme de terror dos anos 80! Só de ouvir a primeira faixa desse "Night of the Demon" já dá pra sentir a neblina escorrendo e ver a lua cheia parcialmente encoberta por nuvens alvoroçadas atrás de um casarão branco estilo subúrbio norte-americano.

04) Ordos – House of the Dead
Stoner Metal que faz a gente se sentir em uma viagem guiada pelas mais belas paisagens do inferno. 

03) Blue Öyster Cult – Heaven Forbid
Qualquer cd do Blue Öyster Cult poderia estar nesta lista, na verdade. Apesar de a banda ser respeitada por todo bom ouvinte de rock 'n roll e de seu maior hit, "(Don't Fear) The Reaper", estar na ponta da língua de qualquer pessoa com o mínimo de bom gosto, sinto que BÖC não tem nem metade do reconhecimento merecido. Os cds posteriores aos primeiros clássicos, em especial, são tratados como se nem existissem, muito embora sejam absurdamente bons. Músicas como "Del Rio's Song", do álbum "Imaginos", e "Harvest Moon" e "In Thee" deste Heaven Forbid são maravilhas musicais que não podem passar despercebidas.

02) Danzig  Deth Red Sabaoth
Mais um caso de injustiça causada por um prestígio do passado que não foi mantido nas décadas seguintes. Apesar de os primeiros cds do Danzig serem de apreciação obrigatória para qualquer ouvinte de um rock mais dark que se prese, quase ninguém se importa com os álbuns posteriores. Esse relativamente recente "Deth Red Sabaoth", contudo, é uma grata surpresa na discografia do ex-vocalista do Misfits, sendo tão bom quanto qualquer outra coisa que ele já tenha produzido.

01) Buzz Osbourne (King Buzzo) – This Machine Kills Artists
Num mundo sem injustiças, esse cd solo e acústico do vocalista do Melvins seria um clássico instantâneo que as pessoas ouviriam todos os dias, em todos os lugares, o tempo todo. "This Machine Kills Artists" deveria ser tão popular quanto, digamos, as músicas do Ozzy ou do Motörhead. Deveria ser aquele tipo de álbum sobre os quais os rockeiros falam no dia-a-dia, como um Master of Puppets ou um Fear of the Dark, por exemplo, daqueles para gerar cotidianamente conversas do tipo "– Bora ouvir um King Buzzo? –Demorô!". Essa obra-prima do Buzz Osbourne é one-of-a-kind: apenas um violão com cordas grossas e o vocal poderoso do Buzz, nada mais, fazendo músicas mais pesadas do que 90% dos cds cheios de bateria, gritos e guitarras distorcidas que existem por aí. Eu nem sempre ouço esse cd, mas, quando ouço, nunca é apenas uma vez!

BÔNUS: Foto minha com o pessoal do Red Mess! \m/_

Nenhum comentário:

Postar um comentário