sábado, 26 de novembro de 2016

Músicas baseadas em livros de terror – ESPECIAL LOVECRAFT


Howard Phillips Lovecraft é, ao lado de Poe, o mais influente – e, talvez, o melhor – escritor de ficção de horror de todos os tempos. Além de escritores, a obra deste gênio da literatura e da imaginação inspirou artistas de outras áreas, como quadrinistas, ilustradores, pintores, cineastas, criadores de jogos de video-game e... músicos!

Um dos exemplos mais conhecidos de referência a Lovecraft no mundo da música está na capa do álbum Live After Death, do Iron Maiden, em que podemos ler, insculpida na lápide do Eddie, a frase "that is not dead which can eternal lie and with strange aeons even death may die" ("não está morto o que pode eternamente jazer, e, em estranhos éons, até a morte pode morrer"), citação do conto O Chamado de Cthulhu.
Outra capa de cd de metal que possui uma curiosidade interessante é a do álbum Cause of Death, da banda Obituary, cuja imagem foi retirada da ilustração "Lovecraft's Nightmare", do artista Michael Whelan, que também é o responsável pela magnífica capa do cd Arise, do Sepultura. "Lovecraft's Nightmare", ou seja, "Pesadelo de Lovecraft", é um díptico (pintura constituída de duas placas ligadas entre si por uma dobradiça) composto pelas belas imagens abaixo. A primeira parte originou a capa do cd do Obituary, e a segunda foi utilizada no encarte de Phantasmagoria, primeiro álbum da banda brasileira The Mist.
Além dessas referências em capas de cds, Lovecraft também foi inspiração para a letra de várias músicas no mundo do metal. As principais delas seguem abaixo (e a última vai te deixar de boca aberta!):

Metallica – The Call of Ktulu; The Thing That Should not Be; All Nightmare Long; Dream no More
Desde a instrumental The Call of Ktulu, do Ride the Lightning, até Dream no More, do recente Hardwired... to Self-Destruct, passando por The Thing That Should not Be, do Master of Puppets, e All Nightmare Long, do Death Magnetic, a maior banda de metal da Terra, isto é, o Metallica, já compôs várias músicas inspiradas no obra de H. P. Lovecraft.

Black Sabbath – Behind the Wall of Sleep
O conto Para Além da Barreira do Sono (Beyond the Wall of Sleep), do Lovecraft, serviu de base para a criação da música Behind the Wall of Sleep, que está presente no clássico álbum de estréia do Black Sabbath.

Mercyful Fate – The Mad Arab; Kutulu (The Mad Arab Part Two)
A banda Mercyful Fate, do King Diamond, é conhecida, entre outras características, por abordar temas de ficção de terror em todas as suas composições. Com 11 álbuns lançados, não é de se estranhar que pelo menos algumas de suas músicas façam referência ao mestre do horror-cósmico. The Mad Arab partes 1 e 2 são músicas excelentes cujas letras tratam a respeito do icônico Abdul Alhazred, o árabe louco que supostamente escreveu o livro "Al Azif", também conhecido como "Necronomicon".

Therion – Cthulhu
O som simultaneamente pesado e refinado do Therion também recebeu influência do chamado de Cthulhu. A terceira faixa do ótimo álbum Beyond Sanctorum, de 1992, tem, exatamente, o nome do Grande Antigo.

Dream Theater – The Dark Eternal Light
Eu, particularmente, não gosto muito de Dream Theater, mas a música The Dark Eternal Light, de letra influenciada pela mitologia lovecraftiana, não é nada ruim.

Portal – Curtain

Portal é uma esquisita banda de Death e Black Metal formada em 1994, na Austrália. Portal tem um som distorcido e pesado, com vocais guturais ininteligíveis e efeitos sonoros ameaçadores. A banda possui grande inspiração em Poe e Lovecraft, e os vídeos de suas músicas são de um terror etéreo extremamente bizarro e macabro, quase como pesadelos incitados por antigos filmes do expressionismo alemão.

Entombed – Stranger Aeons
Mais uma música pesada que bebeu na fonte dos estranhos éons evocados por Lovecraft é esta do Entombed.


Morbid Angel – Angel of Desease
Os pioneiros do Death Metal do Morbid Angel com certeza fizeram suas leituras de Lovecraft para compôr algumas de suas letras. Angel of Desease, por exemplo, fala de sacrifícios ritualísticos, Grandes Antigos, Cthulhu e Shub Niggurath.


Zombeast – Cthulhu
Zombeast é uma banda de horror-punk bem no estilo Misfits. Apesar de pouco conhecida, a banda faz um som divertido e contagiante que merece ser escutado ao menos uma vez, seja depois de um filme de terror com a namorada, seja durante aquele churrasco com os amigos. Para quem já ouviu um milhão de vezes os primeiros cds dos Misfits e quer músicas novas, mas similares, Zombeast é uma boa pedida. Cthulhu, inspirada na mais conhecida das criaturas lovecraftianas, é a primeira música do álbum de estréia da banda.

BÔNUS: banda H. P. Lovecraft
Isso mesmo: existiu um grupo norte-americano de rock psicodélico, formado no finalzinho da década de 60, com o nome de H. P. Lovecraft!!! A música abaixo não faz nenhuma referência direta à obra do escritor, mas a banda por si só já é uma homenagem mais do que explícita ao criador dos Mitos de Cthulhu.
***
E vocês, conhecem mais alguma música inspirada pelo mestre do terror cósmico? Conte para a gente nos comentários!

Leia também: músicas baseadas em filmes de terror (parte 1 e parte 2).

7 comentários:

  1. [ FIELDS OF THE NEPHILIM ]... A Musica na qual Carl McCoy, o lider e vocalista da grande banda Inglesa GÓTICA descreve e Homenagea o grande escritor Gótico H.P.Lovecraft Está no Disco Classico(idem) de 1998...é a "THE WATCHMAN"ele retrata como uma Invocação Musical do deus Monstruoso Cthulhu !!! confiram os Links abaixo:
    Fields Of The Nephilim - The Watchman >>> https://www.youtube.com/watch?v=U-4rjBkt3Pk

    LETRAS TRADUZIDAS >> https://www.vagalume.com.br/fields-of-the-nephilim/the-watchman-traducao.html

    PAGINAS
    https://www.facebook.com/GoticoseSubculturaReconstituidas
    https://www.facebook.com/DespertarDosMortos.ProgramaRadio
    GRUPOS:
    https://www.facebook.com/groups/GoticosDark
    https://www.facebook.com/groups/EventosDark

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Obrigado pela contribuição, Eliseu! Fields of the Nephilim é muito bom! Não sabia que eles tinham uma música em homenagem ao Lovecraft

      Excluir
  2. Cradle of Filth explora os temas lovecraftianos no disco "Midian" na música intitulada "Cthulhu Dawn", a letra fala especificamente do despertar do Grande Antigo e das trágicas consequências para a humanidade. E tem também o álbum Lovecraft & Witch Hearts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cradle of Filth é muito bom, Katia! Vou colocar essa música em uma próxima lista! Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  3. Recomendo a banda The Great Old Ones. É um Post-Black Metal francês muito bacana, uma das minhas bandas preferidas. Pra quem curte um som mais diferentão tem o Ungl'Unl'Rrlh'Chchch. Há quem diga que é um Drone Doom, mas eu realmente não sei como chamar :P outra alternativa é caçar no Metal-Archives. É possível pesquisar por "lyrical theme", é só jogar algo como "Lovecraft", "Cthulhu mythos" ou algo do tipo e encontrar bandas que se inspiram no grande mestre do horror! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Fui direto ouvir essa Ungl'Unl'Rrlh'Chchch. São sons atmosféricos bem estranhos mesmo. Gostei de conhecer! Dormir ouvindo essa banda deve provocar sonhos perturbadores, hehehe. Obrigado pela contribuição! \m/_

      Excluir
    2. E veja só o que apareceu como vídeo recomendado no youtube enquanto eu ouvia essa Ungl'Unl'Rrlh'Chchch:

      https://www.youtube.com/watch?v=YX3BFp4EMsQ

      Excluir