quinta-feira, 8 de outubro de 2015

MÚSICAS BASEADAS EM FILMES DE TERROR – Parte 2

Não é novidade para ninguém que o rock tem grande ligação com a ficção de terror. Seja na música gótica, com suas influências vampirescas e soturnas, ou no metal extremo, com as atrocidades típicas dos mais sangrentos splatters, boa parte das bandas de rock e todos os seus subgêneros, derivações e variações (rock and roll, rockabilly, psichobilly, heavy metal, thrash metal, doom metal, death metal, black metal, speed metal, industrial metal, grindcore, grunge, stoner, etc., etc., etc.) inspiram-se ou fazem referências às suas histórias macabras favoritas, do cinema e da literatura. Foi por essa razão que tive a ideia de fazer estas listas com as melhores músicas baseadas em filmes e livros de terror, para compartilhar com vocês aqui no blog.

A primeira lista, com 10 músicas bem fodas, pode ser lida clicando neste link.


Seguem, agora, mais 13 das melhores músicas baseadas em filmes e livros de terror:

White Zombie – Super-Charger Heaven (The Haunting, 1963 / To the Devil a Daughter, 1976)
Rob Zombie é um grande nome no mundo do terror. Além de músico com apresentações teatrais de sinistro psicodelismo, ele também é um cineasta muito conhecido pelos seus filmes Rejeitados Pelo Diabo, A Casa dos Mil Corpos, a refilmagem de Halloween e os mais recentes As Bruxas de Salém e 31. Muito antes de ser um diretor de cinema, contudo, Rob Zombie já era um completo viciado em terror, e até o nome de sua primeira banda – White Zombie – foi retirado do filme homônimo, de 1932, estrelado por Béla Lugosi e que é considerado o primeiro longa-metragem a tratar do tema "zumbi", ainda que com uma abordagem diferente daquela a que estamos habituados hoje em dia. Grande parte das músicas da banda têm incontáveis referências a filmes antigos de terror, em sua maioria filmes-b pouco conhecidos.
Em "Super-Charger Heaven" – música que eu escolhi aqui por ser uma das melhores do grupo – há menções a dois grandes filmes de terror, apesar de a música, em si, não ser baseada diretamente em nenhum deles. Logo no início da canção, escuta-se a frase "look, I know the supernatural is something that isn't supposed to happen, but it does happen" ("olhe, eu sei que o sobrenatural é algo que não deveria acontecer, mas ele acontece"), dita pelo personagem Dr. John Markway no filme Desafio do Além (The Haunting), baseado no romance "A Assombração na Casa da Colina" ("The Haunting on Hill House"), de Shirley Jackson. Desafio do Além é, na minha opinião, um dos melhores filmes de todos os tempos, e eu já o mencionei antes nesta lista aqui.

Além do diálogo de Desafio do Além, pode-se ouvir, na música, trechos do filme Uma Filha para o Diabo (To the Devil a Daughter), produzido pela lendária Hammer Films. Os trechos, pronunciados pelo ator Christopher Lee, são os seguintes: "Insipientia corde suo, non es deus. Non est vita qui adorem, non es usque ad unum. Es excommunicatus, ex unione fidelium" (que significa, em latim: "tolo de coração, tu não és um deus. Não há vida para aqueles que não adoram, e tu não és um. Tu estás excomungado da união dos fiéis") e "it is not heresy, and I will not recant!" ("isso não é heresia, e eu não vou renegar!", em inglês).

Rob Zombie – Living Dead Girl (La Morte Vivante, 1982 / La Figlia di Frankenstein, 1971 / Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920 / The Last House on the Left, 1972)
Mais uma música do Rob Zombie, agora de sua carreira solo. A música começa com um trecho do trailer norte-americano do filme A Mulher de Frankenstein (La Figlia di Frankenstein), em que se ouve a pergunta: "who is this irresistible creature who has an insatiable love for the dead?" ("quem é essa criatura irresistível que tem um amor insaciável pelos mortos?"). Além disso, o clipe da música, que foi co-dirigido pelo próprio Rob Zombie e que pode ser conferido no vídeo acima, é uma clara homenagem ao filme mudo, clássico do expressionismo alemão, O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari), considerado como o primeiro filme de terror de todos os tempos. O clipe reproduz, com grande fidelidade, cenas famosas do filme, substituindo o morto-vivo original por uma mulher e o Dr. Caligari pelo músico Rob Zombie.
O título da música foi retirado do filme francês La Morte Vivante, de Jean Rollin, que, até onde eu sei, nunca foi lançado comercialmente no Brasil.

Outras curiosidades: a musiquinha que toca antes da frase inicial foi "roubada" do violentíssimo filme Aniversário Macabro – também conhecido como A Última Casa à Esqueda – (The Last House on the Left), de Wes Craven. Na letra da música, há, ainda, referências aos filmes Le Rouge aux Lèvres (1971), Dr. Goldfoot and the Bikini Machine (1965), Dr. Goldfoot and the Girl Bombs (1966) e Ilsa, She Wolf of the SS (1975), o que demonstra o quão viciado em filmes-b esquisitos e desconhecidos o Rob Zombie é.

Blue Öyster Cult – Godzilla (ゴジラ, Gojira, 1958)
Blue Öyster Cult é, de longe, uma das melhores bandas de todos os tempos, e muitas de suas músicas são inspiradas no universo do terror, notadamente no de H.P. Lovecraft. Caso você nunca tenha ouvido falar do nome dessa banda, tenho certeza que você já ouviu pelo menos o maior clássico dela, que foi utilizado em vários filmes e seriados, tais quais A Dança da Morte e Sobrenatural: a música "Don`t Fear the Reaper" (clique aqui para ouvir, se não estiver se lembrando dela).
A música que eu escolhi para esta postagem é a segunda mais famosa da banda, perdendo apenas para a citada "Don`t Fear the Reaper", e, como o próprio nome demonstra, foi baseada no monstro Godzilla, que já apareceu em dezenas e mais dezenas de filmes de ficção científica, jogos de video-game, quadrinhos e desenhos animados. A primeira aparição do réptil gigante e monstruoso destruidor de cidades foi no filme japonês Godzilla (Gojira, no original), de 1958, e sua mais recente aparição, até onde eu sei, foi no reboot americano de 2014.

Iron Maiden – Murders in the Rue Morgue (Murders in the Rue Morgue, 1932 / Conto The Murders in the Rue Morgue, de 1841)
Não há muito o que falar sobre esse encontro de clássicos que ainda não tenha sido dito. A excelente faixa "Murders in the Rue Morgue" está em "Killers", o segundo álbum do Iron Maiden, e foi inspirada no conto homônimo de Edgar Allan Poe: Assassinatos na Rua Morgue. Esse conto é considerado o precursor da literatura policial americana, tendo servido de base para a criação de Sherlock Holmes e, em maior ou menor grau, de todos os detetives que se seguiram. O detetive da história, C. Auguste Dupin, apareceu novamente nos contos O Mistério de Marie Rogêt e A Carta Roubada, ambos de autoria do Poe.
O que pouca gente sabe é que a macabra e surpreendente história das elucubrações de Auguste Dupin para descobrir a origem do brutal assassinato de duas mulheres encontradas dilaceradas no apartamento delas, que estava com portas e janelas trancadas por dentro, foi adaptada para as telas de cinema e tevê quatro vezes até hoje. A primeira delas foi em O Crime da Rua Morgue, de 1932, com Béla Lugosi no elenco. Depois vieram O Fantasma da Rua Morgue (Phantom of the Rue Morgue, de 1954), Assassinatos na Rua Morgue (The Murders in the Rue Morgue, de 1971) e Os Assassinos da Rua Morgue (The Murders in the Rue Morgue, de 1986).

Metallica – One (Johnny Got His Gun, 1971 / Livro de 1939)
Outro grande clássico do metal, "One", do Metallica, dispensa apresentações para os fãs da música pesada e é, inegavelmente, uma das melhores músicas do quarteto liderado por James Hetfield e Lars Ulrich.
A origem da música está no filme Johnny Vai à Guerra, dirigido por Dalton Trumbo com base em seu livro Johnny Got His Gun (traduzido no Brasil como Uma Arma para Johnny), de 1939. Tanto o livro quanto o filme contam a história de um soldado ferido em guerra que fica preso em uma cama e passa seus dias sem saber ao certo se está acordado ou sonhando. As marcas da guerra são tais que o soldado encontra-se tolhido de toda a sua mobilidade e de todos os seus sentidos – perdeu braços, pernas, olhos, nariz, orelhas, língua e maxilar –, não conseguindo nem ao menos se matar por sufocamento, pois é impedido por uma traqueostomia feita nele por médicos que o usam como experiência científica. Assim, o soldado fica preso dentro de si mesmo, com seus sonhos, pesadelos, lembranças e imaginações, sem poder viver e sem poder morrer. A história é uma forte mensagem anti-guerra de Dalton Trumbo, e cenas do filme podem ser vistas no clipe da música do Metallica.

Anthrax – Among the Living (The Stand, 1994 / Livro de 1978)
Mais uma excelente banda de Thrash Metal que, assim como o Metallica, faz parte do chamado "Big Four". Anthrax tem uma enorme quantidade de músicas extremamente boas, dentre as quais se encontra "Among the Living", baseada no livro A Dança da Morte (The Stand), do Stephen King.
A Dança da Morte é considerado por muitos fãs como o melhor trabalho de Stephen King. O livro é gigantesco (possui cerca de mil páginas) e é um verdadeiro marco na literatura de terror e de ficção científica. A história deu origem, na década de 90, a uma minissérie com o mesmo nome, dirigida por Mick Garris. Atualmente, há boatos de que uma nova adaptação do livro está por vir, mas ainda não se sabe com certeza se será um filme, uma minissérie ou uma série de tevê. Resta-nos aguardar e torcer pelo melhor.

Murderdolls – Dawn of the Dead (Dawn of the Dead, 1978)
A música "Dawn of the Dead" da banda Murderdolls pode não ser uma obra-prima do Horror Punk, mas a referência ao clássico dos clássicos dos filmes de zumbi lhe garantiu um lugar nesta lista.
Despertar dos Mortos, também conhecido como Madrugada dos Mortos, é o segundo filme da famosa e importantíssima franquia de zumbis de George A. Romero iniciada com A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, de 1968). O filme teve uma competente refilmagem em 2004, com o mesmo título em inglês, mas que não é tão boa quanto o original. Se bem que eu acho que todo mundo já sabe disso...

Death – Evil Dead (Evil Dead, 1981)
Os pioneiros do Death Metal do Death também fizeram uma música baseada em uma importante pérola dos filmes trash: Evil Dead, lançado no Brasil com o péssimo título, que ninguém usa, de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio.
Para quem não sabe (duvido que alguém não saiba), o marcador de época Evil Dead foi o primeiro e sangrento filme de baixa produção de Sam Raimi (que, anos depois, veio a dirigir filmes hollywoodianos de grande orçamento, como "Homem-Aranha" e "Oz: Mágico e Poderoso") e foi refilmado em 2013 em um filme homônimo que foi muito bem recebido por crítica e público. Além disso, Evil Dead teve duas ótimas sequências (com os subtítulos de Dead by Dawn e Army of Darkness) e deu origem à série de tevê Ash vs. Evil Dead, a qual vem sendo produzida atualmente e conta com o mesmo ator interpretando Ash, o personagem principal desde o primeiro filme da franquia. Curiosidade: Bruce Campbell, o ator que interpreta Ash, por ser amigo de Sam Raimi, teve pequenos papéis em cada um dos filmes do Homem-Aranha dirigidos por Raimi. Vale a pena tentar encontrá-lo na próxima vez que você for assistir a um filme do adolescente que solta teias e escala paredes.

S.O.D – Freddy Kruegger (A Nightmare on Elm Street, 1984)
Os punks do S.O.D (Stormtroopers of Death) – não confundir com S.O.A.D (System of a Down) – fizeram uma música baseada naquele que é um dos maiores vilões dos filmes de terror: Freddy Kruegger.
Freddy Kruegger dispensa apresentações. Tendo povoado o imaginário dos adolescentes (e das crianças e dos adultos também) por várias e várias gerações, esse demônio de camisa listrada, chapéu preto e luva com garras afiadas que se infiltra nos pesadelos dos jovens para matá-los já deve ter botado medo – e continua amedrontando – milhões de pessoas desde o lançamento do primeiro A Hora do Pesadelo, em 1984.

M.O.D – Man of your Dreams (A Nightmare on Elm Street, 1984)
Eis que surge ele novamente: Freddy Kruegger, agora em uma música do M.O.D (Method of Destruction), banda formada pelo vocalista do S.O.D.
A Hora do Pesadelo é, sem sombra de dúvida, um dos mais famosos e significativos filmes de terror de todos os tempos, por isso não me importei em mencioná-lo de novo por aqui. Lembro-me de todo o medo que eu tinha, quando criança, mesmo sem ter visto o filme, do terrível "Frédi Gruger" (aposto que você também o chamava assim, se tem menos de 25 anos!).

Entombed – Hellraiser (Hellraiser, 1987)
Mais uma banda de Death Metal e mais um clássico dos filmes de terror dos anos 80.
Entombed e Hellraiser formam uma boa parceria, mas, baseadas no filme do Pinhead, eu ainda prefiro a música do Ozzy, a do Lemmy e aquela feita pelo Murilo Toffanelli.

Lääz Rockit – Leatherface (The Texas Chain Saw Massacre, 1974)
Você pode não conhecer a banda, mas duvido que não saiba de quem estamos falando:
Leatherface, o psicopata da motosserra com sua máscara de couro humano do clássico O Massacre da Serra Elétrica, é claro!

Lizzy Borden – Red Rum (The Shining, 1980 / Livro de 1977)
É pouco provável que algum dos leitores desse blog não saiba de que filme se trata.
Essa música baseada em O Iluminado é bem bacaninha!
***
E você, conhece mais músicas baseadas em filmes ou livros de terror? Não deixe de registrar nos comentários! \m/_

3 comentários:

  1. Minhas músicas preferidas que foram inspiradas em filmes, são da minha banda favorita da vida
    Pet Cemetery do Ramones e Pinhead do Ramones, adorei o post, algumas dessas eu não sabia que tinha sido inspirada em filmes, como no caso de One, achei bem legal!

    http://estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A Pet Sematary eu mencionei na primeira parte da lista. Ela é muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter colocado The Thing That Should Not Be do Metallica que fala sobre o Ktulu ou Cthulhu(perdão se escrevi errado)

    ResponderExcluir