sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Lançamento de O Corvo: um livro colaborativo

Na última segunda-feira (14/12), estive presente no lançamento de O Corvo: um livro colaborativo, do qual participei com o conto Phantasmagoria – uma intrigante história de suspense e terror sobre um rico excêntrico que presencia terríveis assassinatos cometidos por um misterioso homem vestido de túnica negra e que passa a tentar resolver o enigma que há por trás das mortes, empregando forças para descobrir a identidade do pavoroso ser homicida, bem como o porquê de suas repugnantes ações aparentemente inexplicáveis.

O livro colaborativo é um projeto da Editora Empíreo, coordenado pelo editor Filipe Larêdo, em homenagem aos 170 anos do clássico poema The Raven, de Edgar Allan Poe. Para a obra, foram selecionados contos, ilustrações e poemas maravilhosos inspirados nos famosos versos de Poe, prestando-lhes uma merecida homenagem. Nesse admirável livro de corvos, mistérios e terror, Phantasmagoria compartilha as páginas com textos de autores brasileiros muito consagrados, como André Vianco, Bruno Godoi e o grande R. F. Lucchetti (com o qual, há pouco tempo, fiz uma interessante entrevista aqui para o blog – clique no link em vermelho para ter acesso a ela).

Além de O Corvo: um livro colaborativo, no evento também ocorreu o lançamento da edição trilíngue do poema homônimo de Poe: uma edição que está absolutamente fantástica, com belíssima capa dura, agradáveis páginas de rico conteúdo e impressionantes ilustrações da artista Lupe Vasconcelos. Além do original, em inglês, de Poe, o livro conta com as traduções de Machado de Assis, Fernando Pessoa e Charles Baudelaire para a obra-prima em versos do mestre do terror.
Edição trilíngue do poema O Corvo, com ilustrações de Lupe Vasconcelos!
Na ocasião do evento de lançamento desses livros sensacionais – que, certamente, estarão nas estantes das bibliotecas e nas cabeceiras das camas dos melhores leitores mesmo daqui a cem anos, ou mesmo sendo disputados nos sebos eletrônicos como valiosos itens de coleção –, conheci pessoas formidáveis, de inegável talento e rara amabilidade: pessoas que, apesar do rápido contato que com elas tive, dificilmente sairão da minha memória e do meu coração.

Para registrar esse momento tão feliz, compartilho com vocês algumas das fotos do evento:
Eu e Filipe Larêdo, um dos poucos editores brasileiros verdadeiramente talentosos, corajosos e atenciosos tanto com o público quanto com os autores
No evento compareceram vários autores e leitores – todos muito simpáticos e cheios de amor pela boa ficção macabra!
Da esquerda para a direita: a escritora Caroline Policarpo, esse estranho ser que atende pelo nome de Melvin, o ilustrador Eduardo Seiji, a ilustradora Lupe Vasconcelos e um simpático leitor que não queria aparecer na foto, mas que eu arrastei pra ficar perto da gente
Trocando dedicatórias com uma das autoras e dando autógrafos para alguns dos melhores leitores deste país
Algumas das pessoas agradavelmente esquisitas e malucas que eu conheci por lá
Outros títulos da Empíreo disponíveis para a venda
Do meu jeito desengonçado, trocando autógrafos com a Carol Policarpo
Na ocasião, tive o prazer de conhecer o famoso autor André Vianco
Fãs de Poe!
Foi uma agradável surpresa encontrar a leitora Nelmaliana no evento – eu já a conhecia, mas apenas pelo facebook
No evento também rolaram bons sustos!
O talentoso escritor Bruno Godoi acabou se interessando pelos mistérios de A Caixa de Natasha
Melvin Menoviks, Irmãs de Palavra e Bruno Godoi
Vale lembrar que todos os livros mencionados nesta postagem já estão disponíveis para a venda. Basta clicar nos links espalhados pelo texto para saber como comprá-los. Prepare-se para muita tensão e mistérios!

Para os fãs de Poe, sugiro as seguintes leituras, aqui no blog (clique nos links para acessar o conteúdo):

– Tradução (inédita!) de "The Lighthouse", o conto inacabado de Edgar Allan Poe, e algumas curiosidades sobre ele;

– Tradução e análise do poema "Eldorado", de Edgar Allan Poe.

5 comentários:

  1. Hahahaha... adorei... muito obg pela menção. Só não consegui fazer cara de evil. Nunca consigo.

    Nelmaliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ter que treinar a cara de mau/má para as próximas fotos! Hahahahaha

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a composição do evento, Melvin!!! O livro será o próximo da lista !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá preparando sua cara de má, Dayane! Tenho certeza de que as histórias desse livro farão seu coração bater mais forte!

      Excluir