quarta-feira, 21 de setembro de 2016

CURIOSIDADE: a máscara do personagem Ironbar no filme MAD MAX 3


Outro dia resolvi ver pela milésima vez o terceiro filme da série Mad Max e, muitíssimo intrigado, notei algo em que eu nunca tinha reparado antes: a máscara que fica pendurada nas costas do personagem Ironbar se parece demais com a máscara usada por uma das personagens do obscuro filme japonês Uma Página de Loucura, de 1926!!!

Uma Página de Loucura (Kurutta Ippêji) é um filme mudo bizarro, experimental, vanguardista, perturbador e super criativo dirigido por um cineasta nipônico chamado Teinosuke Kinugasa. O filme possui elementos extremamente inovadores e ousados para a época em que foi feito, tais como distorções na imagem para representar devaneios, história fragmentada, não cronológica, e confusão entre realidade e alucinações. Sendo praticamente um equivalente oriental de O Gabinete do Dr. Calligari, Uma Página de Loucura só não ficou tão conhecido quanto o clássico alemão porque, lamentavelmente, o filme foi dado como perdido e permaneceu assim por 45 anos (quase meio século!), até que, em 1971, foi redescoberto pelo próprio diretor, que o finalizou em 1974. Embora haja um pouco de exagero em minha afirmação, tenho algumas suspeitas de que a história do cinema poderia ter sido um tanto diferente se o filme de Kinugasa tivesse vindo a público mais cedo...

Em uma pesquisa não tão minuciosa, não consegui encontrar nada na internet confirmando minhas suspeitas de que a máscara carregada pelo personagem de Mad Max seja, de fato, uma referência a esse esquisito filme japonês, mas as semelhanças são evidentes demais para se tratar de mera coincidência.

Outra curiosidade: durante minha infrutífera pesquisa a respeito da máscara, descobri que o ator que interpretou Ironbar é conhecido como "Angry Anderson" e é vocalista de uma banda australiana de rock que lembra bastante AC/DC. Para quem quiser conhecer a banda, "Rose Tattoo", segue um cd deles (que não é nada ruim):
E, para encerrar, mais uma curiosidade: no meu livro A Caixa de Natasha e outras histórias de horror há uma referência explícita ao filme Uma Página de Loucura. Você é capaz de descobrir qual é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário