domingo, 23 de outubro de 2016

MOTIVOS?


Escrevo por três motivos fundamentais. O primeiro é brincar com o estilo. O segundo é vasculhar estados de consciência. O terceiro eu não sei qual é.

2 comentários:

  1. Que legal você dizer que, não sabe ao certo porque escreve. O legal disso tudo é que, quando escrevemos, pelo menos pra mim, eu sinto que, eu de alguma forma, me sinto livre, igual a um acorrentado que se livra das malditas correntes. A sensação de liberdade que minh`alma sente é indescritível. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Quando postei esse comentário pela primeira vez, no facebook, uma amiga disse que o terceiro é o mais forte dos motivos. Outro amigo, complementando, sugeriu que deve haver um quarto motivo, que é justamente descobrir qual é o terceiro. Refletindo sobre isso, creio que ambos estão corretos.

    Achei interessante o que você disse, Luciano, sobre encontrar a liberdade enquanto escreve. Confesso, não sem o receio daquele que caminha por terreno desconhecido e perigoso, que para mim é um pouco mais complexo do que isso. Há vezes em que me sinto livre escrevendo, mas há vezes em que me sinto acorrentado dentro de um quarto escuro infestado de fantasmas. Alguma força maior – interior ou exterior, ainda não descobri – me obriga a escrever, mesmo quando não me sinto capaz de expressar em palavras aquilo que se revira, inquieto e amorfo, dentro de mim. Nesses casos, sou não mais do que um instrumento, um mero refém. Tanto assim que, embora eu fique extremamente lisonjeado quando alguém diz gostar de meus escritos, em uma região sombria e menos vaidosa da minha mente eu sinto que eu não posso dizer "meus escritos", "meu livro", "minha obra": não posso dizer isso simplesmente porque eles não são meus. Foi apenas o que eu "recebi" e tentei (às vezes com algum sucesso) traduzir em palavras.

    O que eu disse no link abaixo não foi uma simples frase de impacto. Foi uma tentativa de expressar a verdade.

    http://melvinmenoviks.blogspot.com.br/2016/10/sangue.html

    ResponderExcluir